top of page

DECLARE SEU IR
A declaração do imposto de renda é essencial para estar em conformidade com a legislação tributária; a omissão dela pode acarretar penalidades e multas.
A declaração é vital para garantir o acesso a benefícios sociais, como aposentadoria, seguro-desemprego e programas de assistência social. Além disso, possibilita a restituição de impostos, a obtenção de créditos e o aproveitamento de benefícios fiscais. Existem dois modelos de declaração:
A simplificada e a completa. Em linhas gerais, o modelo completo é mais recomendado para aqueles que têm dependentes, diversas despesas dedutíveis relacionadas à saúde e educação, assim como múltiplas fontes de renda. Por outro lado, a declaração simplificada tende a ser mais vantajosa para indivíduos sem dependentes, com poucas despesas dedutíveis e apenas uma fonte de renda, embora essa escolha varie de acordo com as circunstâncias específicas de cada pessoa.
Dúvidas Frequentes
1 / Quais documentos preciso para fazer minha declaração?
Informações pessoais como o nome completo, CPF, título de eleitor, informe de todas as fontes de renda, Endereço Residencial, CPF de todos os dependentes.
Consulte a relação de documentos clicando aqui.
2 / Qual o valor para a isenção do imposto de renda?
Mesmo sendo isento, se você recebe renda em conta corrente é preciso declarar.
3 / O que pode ser deduzido do imposto de renda?
Principais deduções: Despesas médicas, despesas com educação, abatimento por cada dependente, planos de previdência privada (PGBL).
bottom of page